terça-feira, 13 de setembro de 2011

Adesivo da viagem

Trageto da Aventura

Aventureiros

Muitos perguntam como levar tudo em uma moto? Estamos levando
tudo para mais de 30 dias e ainda sobrou espaço.
 Ai percebemos o quanto de coisas desnecessárias transportamos em nossas viagens de carro ou avião.

Sexta-feira  16/09/2011 – Cuiabá-MT x Bonito-MS.  Km 1.000
Marcamos para sair as 05:00 hs da manhã, a Luciana e o Cezar e a Emanuelle e eu, fiquei esperando em casa mas ele não chegavam, 05:20 hs eu liguei e estavam dormindo, perdeu o horário...rsrsrs...
A Fatinha e o Cloves não agüentaram a anciedade e saíram dia 15, pois não queriam fazer 1.000 Km no mesmo dia.
O calor estava muito forte, mas foi um dia tranqüilo, chegamos as 18:00 hs em Bonito e fomos direto para o encontro de motos que estava acontecendo neste final de semana, onde encontramos o Cloves que já estava hospedado curtindo a cidade.
Minha moto (F 650 Gs) foi mais econômica que a do Cezar (Gs 650) 17 km/Lt andando a 130 km/h.

Coxim - MS

Bonito - MS

Hotel Bonito - MS

Lembrando do Osmar Sport Rodas

Bonito

Sabado  17/09/2011 – Bonito-MS. x Ponta Porã-MS. Km 280 – Total 1.280 Km
Acordamos as 08:00 hs e antes de pegar a estrada passamos no Balneario Municipal, local muito bonito e organizado onde pode passar o dia mergulhando com os peixes com águas transparentes. Depois de rodar 220 km, muito calor, minha moto cortou corrente, pelo que parece por aquecimento, mas pegava novamente e só acontecia isto em cidade quando a moto aquece mais, na estrada estava tudo bem. Chegamos as 14:00 hs em Ponta Porã e fomos retirar o permisso para entrada no Paraguay, onde tive que pagar R$ 90,00 de multa por não dar saída do pais na ultima vez, o engrassado que isso já aconteceu antes e eu dei a saída, mas não estava nos registros do Paraguay, mas desorganização no Paraguay! Como é possível?..rsrsrs... Fomos para casa China almoçar e fazer um turismo de compras (bom que na moto não cabe muita bugiganga). Espero que minha moto chegue em Assuncion pois lá tem uma consecionária da Bmw.
Todos estávamos muito doloridos, pois precisa de uns dias para o corpo se acostumar com a viagem.

Domingo  18/09/2011 – Ponta Porã-Ms. x Assuncion-Py Km 450 – Total 1.930 Km
Saimos as 08:00 hs p/ Assuncion, a estrada é muito boa e bem sinalizada. Não aceitam dolar, real e cartão na maioria dos lugares, então é melhor cambiar uns guaranis, somente uma barreira policial nos parou e pediu a carta verde e p/ o Cezar pediram a autorização da financeira por sua moto ser leasing, ele apresentou e disseram que faltava o carrimbo do Mercosul, nunca vi isso, mas nada que R$ 20,00 não revolveu...rsrsrs...
Paramos para almoçar em um entrocamento a uns 170 Km de Assuncion que não sei o nome e o restaurante muito simples tinha uma churraqueira na frente, quando paramos era de um brasileiro, comemos muito bem a comida estava ótima.
Chegamos as 14:00 hs em Assuncion e liguei para meu pai que mora lá e ele veio nos receber em uma praça onde estavamos aguardando, foi muito bom reve-lo, nos levou em uns pontos turisticos e vimos uma feira de veiculos antigos. As motos se comportaram bem e a minha não apagou mais. O guarani esta muito valorizado e gasolina, hotel e comida esta quase a mesma coisa que no Brasil.

Entrando no Paraguay

Assuncion - PY

Mascote da viagem LIPE - Assuncion - PY

Comembol - Assuncion - PY

Segunda-feira  19/09/2011 – Assuncion-Py x Formosa-Ar - Km 160 - Total 2.090 Km
Somos cedo para a concesionária da Bmw para passar o aparelho na minha moto, não acharam nada, a agência é nova e o atendimento é péssimo, depois fomos comprar pneus, fizemos uma romaria, pois só encontramos pneus traseiros, uma dica trocar pneus só nas fronteiras, pois Assuncion não tem moto grande, só as chinesinhas.
A Luciana e o Cezar tiveram que voltar pra Cuiabá por motivo de trabalho e também pra devolver o controle a TV que o Cloves trouxe no bolso do Hotel em Ponta Porã. Rsrsrs...
Saimos de Assuncion as 14:00 hs em baixo de uma chuva fina e frio que foi até Formosa, e para comemorar nossa entrada na Argentina somos comer uma pizza e tomar um vinho, que custou menos que jantar no Paraguay...quem diria..rsrsrs...

Paraguay - Argentina

Formosa - AR

Terça-feira  20/09/2011 – Formosa-Ar x Paraná-Ar  Km 730 - Total 2.820 Km
Na saída da cidade perdi o Cloves, pois parei para abastecer e ele não me viu, parei no primeiro posto policial pra perguntar se ele havia passado e como não havia fiquei esperando e logo apareceu, a manhã estava fria uns 12 graus, a estrada é muito boa, no almoço fomos experimentar o tal do xuriço argentino (lingüiça!!! grande M...)
Esquentou a tarde e mutas cidades pequenas no caminho, num vilarejo chamado 2 Ruelas me descuidei e não vi umas tartarugas que dividia a pista e fomos pro chão a uns 80 Km/h, o asfalto comeu o bau da Bmw e nossas roupas, entortou o guidão, quebrou seta e retrovisor, e umas pacadas e ralados, em menos de 2 minutos chegaram os guardas e já tinham chamado ambulância, na qual dispensamos, encontramos uma oficina e em uma hora o Cloves resolveu tudo. As 19:00 hs chegamos em Santa Fé-Ar, e já eram 21:30 hs e não encontrávamos vaga em hotéis, pois tinha um evento esportivo grande que lotaram todos os hotéis, tivemos que ir para Paraná (30 Km) e passamos pelo famoso túnel sob o Rio Paraná  e uma pontes lindas, encontramos um hotel chamado Bahia e o velho nos cobrou caro e atendeu muito mal, pedi desconto e ele nos disse que nossa moeda vale o dobro da deles e não daria desconto, mas como estávamos muito cansado decidimos ir dormir logo, hotel é fedido e café da manhã é um lixo.
Quarta-feira  21/09/2011 – Praraná-Ar x Paraná-Ar  Km 0 - Total 2.820 Km
Hoje resolvemos descansar pra recuperar do tombo e lavar umas roupas, cambiamos uns pesos e procuramos um novo hotel, melhor e pela metade do preço, por sorte hoje é o primeiro dia da primavera e os argentinos fazem uma grande comemoração com flores nas esquinas e festa com bandas em um grande parque a beira do Rio Paraná.

Paraná - AR

Abacaxi Argentino - Paraná - AR

Festa da Primavera - Paraná - AR

Tunel sob Rio Paraná

Quinta-feira  22/09/2011 – Paraná-Ar x San Martin-Ar  Km 400 - Total 3.220 Km
Passamos cedo no túnel sob o rio, nosso objetivo era chegar em Cordoba-Ar, mas acabamos passando um pouco para evitar entrar no centro de Cordoba e paramos em San Martim, como chegamos cedo fomos dar uma revisão nas motos e lava-las , também procurei um pneu dianteiro mas não encontrei o meu já estava beirando os 19.000 km rodados, não saímos a noite pois estava muito frio e com muito vento.

Sexta-feira  23/09/2011 – San Martin-Ar x Mendoza-Ar  Km 700 - Total 3.920 Km
7 graus a 07:00 hs, escolhemos a estrada dos caracoes no vale da lua da região Cordoba, no pico estava 2 graus e as nuvens abaixo e o sol apareceu, muito frio mas um visual maravilhoso, este era um teste para enfrentar as cordilheiras no dia seguinte. Até agora não faltou gasolina em nenhum posto, pois estávamos com medo e também não fomos abordados por nenhum policial argentino, minha moto acabou as pastilhas traseiras e ela gasta bem menos que a Gs 1200 do Cloves, faz em média 4 km a mais por litro. A maioria dos postos e restaurantes não aceitam cartão, então leve dinheiro, em geral os preços estão iguais do Brasil, (gasolina, hotel e restaurante).

Caracoes San Martin - AR

Emanuelle assustando criançinhas..rsrs...

Albergue da Juventude Mendoza - AR

Tombo com óleo no asfalto

Sabado  24/09/2011 – Mendoza-Ar x Santiago-Ch  Km 400 - Total 4.320 Km
Saimos cedo para comprar as pastilhas da minha moto e numa esquina um caminhão derramou óleo na rua e quando eu vi já estava no chão,(mais um) mas foi apenas susto, o comércio só abre as 09:00 hs na Argentina, Chile e Uruguai, por sorte a moto da policia argentina é igual a minha e foi fácil encontrar a pastilha.
Saimos as 11:00 hs pela Ruta 7 e como passamos frio no dia anterior nos preparamos para a cordilheira, mas estava muito quente e com 2 calças, 3 blusas, 3 luvas, 2 meias...rsrsrs...estava difícil... em 2007 sofremos muito na cordilheira de San Pedro do Atacama a Jujui com o frio. Moro de calor mas de frio to salvo...rsrsrs...
No inicio da subida a 1.500 mts já nos impresiona a beleza das paisagens, tuneis e estrada, a 2.200 mts já começamos a ver neve ao lado da estrada e estava calor, pensei que estaria muito frio no cume(cumbre) mas o dia estava perfeito, muita neve, visual maravilhoso e passar ao lado do Aconguaga 6.980 mts é de arrepiar, não da pra comparar o quanto é mais bonito este caminho do que o de San Pedro-Ch. e o de Cochabamba-Bo. Não me lembro em minha vida de ver uma beleza da natureza mais impresionante que este lugar, não dá vontade de ir embora. Chegamos na fronteira e a fila para dar saída da Argentina e entrada no Chile estava gigante, acho que ficamos mais de uma hora e estava muito calor e sol, os tramites para entrar no Chile foi tenso e demorado entramos em 5 filas diferentes, depois revistam as bagagem com cão farejador. Conhecemos um casal a Jane e o Marcelo em uma GSA 1200, ela Brasileira e ele Chileno, apaixonados por moto, que valeu a pena esperar na fila pois eles são incríveis, muito gente boa e fomos juntos até Santiago onde experimentamos um suco tradicional de pêssego com trigo(Moti) e nos deixaram em um hotel de uns amigos, nos ajudou muito, obrigado pelo apoio e carinho, esperamos vcs em Cuiabá.
Com certeza o melhor dia até agora da nossa viagem.
                                                                 Trocando pastilhas

Fatinha e Cloves - Mendoza - AR

Ruta 7 inicio das Cordilheira dos Andes

Aconcagua 6.980 mt alt.

Moti, bebida Chilena

Domingo  25/09/2011 – Santiago-Ch x Valparaiso/Vina Del Mar x Santiago-Ch – Km 245- Total 4.565 Km.
Acordamos tarde, estávamos muito cansados, depois do dia cansativo ainda tivemos que subir com as malas 4 andares, pois deu um pane de energia em Santiago que demorou 3 horas pra voltar ao normal.
As 11:00 hs saímos para Valparaiso e estrada é dupla e muito bonita, nela se encontram as grandes vinícolas do Chile, Concha e Toro, Chandon, etc... pareiras de uvas e casarões das vinícolas, policiais em toda a rodovia com radares de velocidade, em Valparaiso estava acontecendo em uma praça uma festa com danças tradicionais muito bonita, ficamos impressionado com a beleza da musica e roupas tipicas. Depois fomos almoçar a beira do mar do Pacifico vendo leões marinhos e muitas gaivotas, pessoas tomam sol na praia, mas ninguém entra no mar pois a água é muito fria. Vina Del Mar parece a Miami sul americana, mansões, cassinos, carros de alto padrão, muitos jardins e praças, linda cidade. Outra diferença marcante é que o Chile não tem carros velhos como na Argentina. Até agora fomos muito bem tratados em todos os países que passamos, pessoas muito educadas e atenciosas.

Valparaiso - Festa tipica

Valparaiso-Mar do Pacifico

Arpa guitarra
  Vina del Mar-Ch

Cassino em Vina del Mar-Ch

Guardas Chilenos

Segunda  26/09/2011 – Santiago-Ch x San Rafael-Ar – Km 550- Total 5.115 Km.
Saimos as 07:00 hs sem tomar café da manhã, pois nos Hoteis Chilenos só depois da 08:00 hs e o comércio abre após as 09:00 hs, fecha ao meio dia e abre as 15:00 hs, mesmo cedo pegamos um congestionamento na saida de Santiago. Minha moto gosta muito das altitudes, pois faz 22 km/lt. A Emanuelle foi filmando a subida da cordilheira, sol forte e clima agradável, os tramites aduaneiros foi rápido, o Chile deixará saudades. O Cloves sentio o mal da altitude e sentio muita dor de cabeça. Para fazer um caminho diferente decidimos ir p/ Buenos Aires por San Rafael, mas só depois descobrimos que era 200 km mais longe e retas sem graça, só valeu a pena porque conseguir encontrar um pneu dianteiro pra minha moto. Em San Rafael somos muito bem atendidos no Hotel Rex(Um é pra cachorro)...

Ponte Inca

Terça  27/09/2011 – San Rafael-Ar x General Villegas-Ar – Km 550 - Total 5.665 Km.
Saimos as 10;00 hs depois de cambiar uns reais e trocar o pneus e entramos na Ruta 188 na patagonia Argentina, uma reta só de pastos e lavouras e com um vento lateral de encher o saco, um bolo de mato seco atravessou a pista e o Cloves atropelou ou foi atropelado, fora o susto os galhos secos quebrou o farol auxiliar.
Obs.: Poucos postos e uns estavam sem gasolina.

Quarta  28/09/2011 – General Villegas-Ar x Colonia-Ur – Km 460 - Total 6.125 Km.
Essa General Villegas é o lugar de agua mais salgada que e ja escovei os dentes, parece agua do mar. A estrada continua reta e muito vento lateral, o consumo das motos aumenta e cansa bem mais. Chegamos a Buenos Aires as 14:00 hs e estava muito quente e com rua trancadas com manifestantes nervosos, fomos a 3 hoteis e estavam lotados e chegamos bem no dia do amistoso da Argentina com o Brasil, furada, resolvemos ir logo pro Uruguai, fomos p/ o porto p/ fazer a travesia, R$ 350,00 por casal e moto, depois de uma hora de travessia chegamos a Colonia aonde pernoitamos.

Ferry boat - Busquebus

Quinta  29/09/2011 – Colonia-Ur x Chui-Br – Km 500 - Total 6.625 Km.
Acordamos com chuva, fomos para Montevidel, uma bela cidade, parei na concecionária BMW e comprei filtro de óleo, não consegui fazer a troca pois tinha muitas motos na fila, rumamos para Punta del Este e descobrimos que o Hotel cassino Conrad e os dedos de Deus fica em Maldonado cidade vizinha..kkkk...Tudo muito caro almoçamos e a chuva não parava, então resolvemos ir para o Chui onde queriamos registrar uma foto, mas na verdade quando vimos o Chui já havia passado.rsrsrs.... e dormimos em Santa Vitória dos Palmares 20 km depois da divisa no Hotel Brasil, como é bom chegar no Brasil...

Montevideu - Ur

Sexta 30/09/2011 – Sta Vitoria dos Palmares-Br x Porto Alegre-Br – Km 500 - Total 7.125 Km.
Atavessamos o banhado do Taim, com pouca agua. A chuvae o frio esta nos acompanhando. As 14:00 hs chegamos  na casa da Tia Eugenia e João carlos em Porto Alegre que nos esperavam com boas comidas , aproveitamos tambem p/ lavar umas roupas e por as roupas de viagem p/ secar.

Tia eugenia e Sr. João

Sabado  01/10/2011 – Porto Alegre-Br x Porto Alegre-Br – Km 0 - Total 6.625 Km.
Acordamos tarde e resolvemos descansar e conhecer P. Alegre. Comer comida brasileira é muito bom.

Elis Regina cantando pra mim

Rio Guaiba

Domingo  02/10/2011 – Porto Alegre-Br x Imbituba-Sc-Br – Km 500 - Total 7.125 Km.
As 08:00 hs já estavamos na estrada, 13 graus e tempo firme, fomos p/ Gramado, uma serra linda e curvas maravilhosas.
Gramado parece uma cidade de boneca, que capricho, vale a pena conhecer este lugar, chocolate quente e chocolates tradicionais, que coisa boa, mas os museus de cera, carros e da Haley Davidson é espetacular, fazia tempo que queriamos conhecer este lugar. Seguimos a rota do sol e descemos mais uma serra em direção a Torres, como adoro curvas esta serra nos divertiu muito. Torres-Rs esta em reforma tudo destruido, fomos dormir a 70 km de Floripa em Imbituba-Sc.

Segunda  03/10/2011 – Imbituba-Sc/Br x  Garuva-Sc/Br – Km 335 - Total 7.460 Km.
Chegamos em Floripa as 09:00 hs e fomos rodar pelas praias do norte da ilha, mas o tempo não ajudou muito, frio e vento, tambem aproveitei para trocar o oleo e filtro, pois já tinha rodado 7.000 km desde a ultima troca.
Após o almoço seguimos pra Camboriu e somos em Laranjeiras para dar uma volta de teleférico, valeu a pena o visual é show, como estava cedo para parar, resolvemos tocar mais um pouco mas começou a chover e paramos em Garuva. A viagem esta cada dia melhor.
                                                  Jurere Internacional

Terça  04/10/2011 – Garuva-Sc/Br x São Paulo-Sp/Br – Km 580 - Total 8.040 Km.
O Hotel Recanto Eliza de Garuva é muito aconchegante e os donos muito simpaticos. O tempo estava firme e sem sol fomos pra Guaratuba-Pr, atravessamos o ferryboat e seguimos para Paranagua-Pr, visitamos os museus e o porto epartimos para Morretes-Pr para subir a estrada histórica da Serra da Graciosa, estava frio e com uma chuva fina e parte da serra é de pedra muito lisa, mas valeu pela paisagem.
Saimos na Regis Bittencourt sentido a São Paulo, almoçamos e uns 50 km depois minha moto começou fazer um barrulho estranho na roda e vi que o rolamento traseiro tinha quebrado, liguei pra seguradora e nos mandaram um guincho que nos levou os 250 km restantes, onde chegamos no hotel as 22:00 hs.

Quarta  05/10/2011 – São Paulo-Sp/Br x São Paulo-Sp/Br– Km 0 - Total 8.040 Km.
Levei cedo a moto para o concerto, pois escolhi um hotel bem perto da famosa Rua Gal. Osório, pois tinha muita vontade de andar pela loja de motos e acessórios. A Emanuelle aproveitou a manhã para fazer turismo na 25 de março.Conheci um motociclista de Belo Horizonte o Cmte Edgar e a tarde somos para o Salão 2 rodas que tambem foi minha primeira vez, tudo é incrivel, motos, acessórios, mulheres... showwww. Este dia descobri o tipo de shopping que eu gosto..rsrsrs

Quinta,sexta  06 e 07/10/2011 – São Paulo-Sp/Br x São Paulo-Sp/Br– Km 0 - Total 8.040 Km.
Enquanto concertava a moto aproveitamos para conhecer um pouco São Paulo, andamos pela primeira vez de metrô, fomos na sexta de novo no salão 2 rodas, e passeamos pelo centro.
                                                 Prédio mais alto de SP

Metrô

Sabado e Domingo 08 e 09/10/2011 – São Paulo-Sp/Br x Guaruja Sp/Br– Km 90 - Total 8.130 Km.
Ja estavamos com vontade de andar de moto..rsrs... descemos pela Rod. Anchieta e fomos para a casa de nossos amigos Valdete e Marcelino no Guaruja, onde passamos o sabado e domingo.
                                                                        Moto do Marcelino
                                               Dificil sair pra trabalhar com este visual

Segunda  10/10/2011 – Guaruja-Sp/Br x Trindade-Rj/Br– Km 250 - Total 8.380 Km.
As 07:00 hs fomos sentido Br 101 (Rio x Santos) a previsão era de muita chuva, o sol estava insuportável, e decidimos parar uma uma praia que fosse mais tranquila, chegando a Parati, paramos pra abastecer e pedimos informação, nos disseram que Trindade era o lugar mais bonito da região, como nunca ouvi falar, voltamos 25 Km e chegamos no almoço, realmente valeu a pena, o lugar é lindo umas pousadinhas a beira mar com boa comida e barata, valeu a pena.

Usina Nuclear Angra

Terça  11/10/2011 – Trindade-Rj/Br x Rio de Janeiro-Rj/Br– Km 200 - Total 8.580 Km.
Acordamos com a dona da pousada batendo na porta avisando que a moto caiu com o temporal que caiu de madrugada, não estragou nada. Nossa vontade era ficar uns dias em Trindade, mas com certeza voltaremos. Nos hospedamos no centro do Rio, pois queriamos conhecer alguns pontos turisticos que não fomos em viagens anterior. Na quinta tinhamos um congresso até domingo e aproveitamos pra trabalhar um pouco...rsrsrs...

Quarta, quinta, sexta, sabado  12, 13, 14 e 15/10/2011 – Rio de Janeiro-Rj/Br x Rio de Janeiro-Rj/Br– Km 0 - Total 8.580 Km.

Arcos da Lapa

Domingo  16/10/2011 – Rio de Janeiro-Rj/Br x Jales-Sp/Br– Km 980 - Total 9.560 Km.
Pegamos a estrada voltando para casa, a estrada é toda dupla e com muitos radares, varias pancadas de chuva, mas rendeu bem o dia. Não ha fotos pois só paramos para abastecer e almoçar.

Segunda  17/10/2011 – Jales-Sp/Br x Cuiabá-Mt/Br – Km 1.000 - Total 10.560 Km.
Saimos cedo e atravesamos para o Mato Grosso do Sul, ai ganhamos 1 hora pelo fuso horário e sem radares e policia para encher o saco, aceleramos bem, muito calor que dá saudade do frio e da chuva. Chegamos as 15:00 hs em casa. A sensação de voltar é ótima e ver os filhos, mas a vontade era ficar na estrada por muito tempo, com certeza foi a melhor viagem até agora, como existe lugares maravilhosos pra conhecer e que fotos e cartões postais não consegue passar a emoção de estar lá. Nosso sonho é conhecer o mundo, e vamos nos esforçar o maximo possivel para conquistar o mundo, este vai ser nosso maior bem que queremos conquistar nessa breve passagem por este planeta espetacular e fascinante. Até a próxima expedição.